On Brasil

 

As entidades abaixo assinadas convidam os atores da gestão das águas no Brasil a participarem do Curso on-line “Explorando o Portal do SNIRH” para facilitar o acesso às informações do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH).

Os Objetivos da aprendizagem são:

· Compreender a importância do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) como instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos e como difusor do conhecimento sobre os recursos hídricos, bem como conhecer aspectos conceituais e legais e a evolução do Sistema.

· Capacitar os cursistas a utilizar o SNIRH como ferramenta de acesso às informações relacionadas aos recursos hídricos (divisão hidrográfica, qualidade e quantidade de água, usos da água, balanço hídrico, eventos hidrológicos críticos, institucional, planejamento, regulação e fiscalização e programas) em seus diversos formatos (relatórios, mapas, indicadores, sistemas, dados abertos, aplicativos e geoserviços).

· Colher críticas e sugestões dos usuários do Sistema para identificar possíveis melhorias de coleta, tabulação, análise de dados e interface.

O curso está inserido no compromisso de Governo Aberto e Recursos Hídricos, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA, no âmbito do 4º Plano de Ação do Brasil para Governo Aberto, coordenado pela Controladoria-Geral da União (CGU). Especificamente o compromisso visa aperfeiçoar o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH) com vistas ao fortalecimento dos Comitês em áreas críticas para gestão integrada dos Recursos Hídricos. Maiores informações disponíveis em: AQUI!

A capacitação é gratuita, e é composta por 10 módulos, sendo 9 videoaulas com duração entre 3 a 6 minutos cada, e um material para leitura. Ao final o participante é convidado a avaliar o curso. O tempo previsto para cumprimento é de apenas 40 minutos. O curso pode ser acessado pelo link: AQUI!

Compreendendo a importância do tema para a atuação dos comitês no Brasil, as instituições abaixo assinadas, integrantes do compromisso de Governo Aberto e Recursos Hídricos, convidam os atores do SINGREH a participarem do curso durante o mês de dezembro de 2020.