On estado

 

O Estado do Ceará vai receber do Ministério da Saúde 218 mil doses da vacina CoronaVac, do Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, nesta segunda-feira (18). A previsão é que o lote com o imunizante chegue ao estado no início da tarde.

De acordo com a Secretaria da Saúde (Sesa), a quantidade é suficientes para vacinar 109 mil pessoas nesta primeira remessa, uma vez que cada pessoa deve receber duas doses do imunizante em um intervalo de 21 dias. O processo de imunização começa na quarta-feira (20) em todos os municípios cearenses, simultaneamente. 

Além disso, refrigeradores e insumos para a vacinação, que incluem seringas, agulhas, luvas e algodão, já começaram a ser distribuídos no Estado na semana passada. Estado vai receber 96 volumes – 2.880 kg – em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País.

De acordo com  secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, a pasta  fez uma divisão dos profissionais de Saúde em 4 grupos. Segundo ele, os que estão na linha de frente contra a  Covid-19 somam cerca de 70 mil pessoas. Esses profissionais das unidades públicas e privadas serão imunizados nos locais onde trabalham. Eles estão na primeira fase do plano de vacinação.

Além deles, idosos acima de 80 anos e que estejam abrigados também terão prioridade neste momento. Todos os grupos da Fase 1 serão vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas. 

Informações - Agencia Brasil/Diário do Nordeste