O alerta a possíveis golpes feitos pela internet ou através de ligações é constantes pelas autoridades de segurança. Por isso é importante estar alerta e desconfiar de ligações e/ou mensagens suspeitas e buscar ter confirmação confiável sobre o assunto.

      Na segunda, 28, a senadorsaense Anislania Cunha alertou seus amigos de que seu aplicativo WhatsApp havia sido clonado e que os mesmos não aceitassem pedidos de depósitos financeiros:



  Segundo informações após ter acesso ao WhatsApp amigos de Anislania foram contatados e receberam pedidos financeiros via depósitos e/ou transferências. Morgana Abreu, amiga da vítima recebeu mensagens solicitando transferência de valores, mas desconfiada entrou em contato com Anislania e checou que tratava-se de um golpe praticado por terceiros como relata:

  


     Outro amigo também relatou ter recebido mensagens solicitando transferência de valores via Pix:


  É importante ressaltarmos que qualquer pessoa que receber mensagens suspeitas informando algo sobre parentes e/ou amigos ou mesmo solicitando pagamentos, comprar ou prêmios ganhos você deve desconfiar e checar a informação antes de qualquer ação. 

_____________________________________

    Agora com a utilização do Pix, essa forma mais rápida e fazer transferências e com menos burocracia golpes podem surgir. Tendo em vista que essa modalidade solicita menos informações para que ocorra a transferência diferente do DOC e TED que pedem inclusive o cpf do beneficiário. O PIX é diferente, além dos valores caírem mais rápido apenas uma chave (Número) e email ou número de telefone é preciso para efetuar a transação. E para evitar é necessário muita atenção e cuidado.