Na noite de sexta, 3 de Abril, o vereador Raul Neto oficializou seu retorno ao grupo político partidário liderado por Bel Jr., onde agora é filiado ao Partido Progressista - PP. A decisão acontece um dia antes do prazo final (4 de Abril) da janela para troca de partido, segundo a Resolução do TSE nº 23.606/2019 que trata do Calendário Eleitoral 2020.

    Raul era presidente do diretório municipal do Partido Democrático Trabalhista - PDT, no qual foi reeleito em 2016. No início do ano o partido foi tomado de Raul pelo atual grupo situacionista e agora tem como presidente a atual prefeita, Regina Lucia Vasconcelos Cordeiros. De acordo com TSE a validade seguia até 31 de Março (Veja), em nova emissão a liderança fixa e segue válida até julho de 2020 (Veja).

Resumo:
        Raul, desde de eleito em 2012, com 266 votos (5,49%), passou seu primeiro mandato como o único vereador de oposição e sempre com discursos fortes e cobranças ao executivo, permanecendo assim. Fato esse que ajudou a quase dobrar os votos na sua reeleição em 2016, com 460 votos (8,54%), no grupo onde tinha Bel como candidato a prefeito que conseguiu fazer quatro vereadores. Nas eleições de 2018, após divergências de opiniões e interesses, três desses quatro saíram e formaram outro grupo de oposição junto com outros líderes políticos e ajudam a eleger o Deputado estadual Romeu Aldigueri. Neste ano, 2020, com o chegar do ano eleitoral e a baixa popularidade da situação apenas os grupos de oposição decidem lanças pré-candidaturas, e a situação alia-se ao grupo de Romeu e após essa aliança, segundo informações obtidas, Raul afasta-se politicamente para evitar o desgaste de sua imagem e a contradição em seus discursos tendo em vista que o mesmo passou sete anos sendo oposição ao grupo situacionista liderado por Alex Sandro. E recentemente teve a presidência do partido no qual foi reeleito tomada numa manobra política.

    A síntese é para notarmos que desde de 2016, quando a maioria da oposição uniram-se, a soma de algumas ações explicam o atual cenário político partidário de Senador Sá e o retorno de Raul Neto ao grupo político, que já tem Bel Jr. como pré-candidato.  Nessa ação em específico, o grupo ganha com a adesão de Raul Neto que é hoje um dos dois parlamentares municipais mais atuantes dos últimos oito anos.

_______________________________________________
Para relembrar:
   Dos políticos eleitos, as divisões entre os grupos políticos partidário referente a alianças é a seguinte:

 Bel Jr. - Vice-prefeito Villane Marques, vereador Raul Neto e vereador Neto Andrade

Kêba Rafael - Nenhum político eleito
    
Zé Maria - Prefeita Regina Lucia, vereadora Daniele Cordeiro, vereadora Zilma Araújo, vereador Neto do Salão, vereadora Maria do Carmo, vereador Goré-Goré, vereador Cesar Filho e vereador Castelo Bastos

Obs. Cada pré-candidato também possuem alianças com lideranças significativas que atualmente não ocupam cargos eletivos.