Corona vírus (COVID-19): Informações e prevenção!


    A doença causada pelo Coronavírus é semelhante a uma gripe mais forte, com sintomas que variam entre febre, tosse, dor no peito e garganta, fadiga e dificuldade de respirar. Como não existe vacina para prevenir a infecção e não há tratamento específico para o Coronavírus humano, o indicado é repouso e consumo bastante água, além de medicações para combater os sintomas, antitérmicos e analgésicos.
   Para prevenção, é preciso estar alerta às medidas de higiene e contato com secreções do trato respiratório. As estratégias mais indicadas pelo Ministério da Saúde são:
 ✔ Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos. Na ausência de água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
✔ Evitar tocar os olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
✔ Evitar aglomerações e o contato próximo e direto com pessoas doentes, em particular com infecção respiratória.
✔ Evitar sair à rua, ir ao trabalho ou à escola quando doente.
✔ Cobrir boca e o nariz com um lenço de papel para tossir ou espirrar (nunca usar as mãos), jogando o papel no lixo, ou usar a dobra do braço para tossir ou espirrar, evitando a dispersão de gotículas no ambiente e jogar no lixo.
✔ Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência quando doente.
✔ Não compartilhar objetos pessoais, como copos, garrafas, pratos e talheres.
✔ Manter os ambientes bem ventilados com janelas abertas para saída de ar.
✔ Tomar bastante líquido e manter-se hidratado.


Coronavírus
Os Coronavírus são vírus RNA da ordem do Nidovirales da família Coronaviridae. A subfamília é composta por quatro gêneros Alfacoronavírus, Betacoronavírus, Gammacoronavírus e Deltacoronavírus. Responsáveis por infecções respiratórias e intestinais em humanos e animais, foram identificados desde os anos 1960, conhecidas apenas seis cepas capazes de infectar humanos, incluindo o SARS-CoV (Síndrome Respiratória Aguda Grave – SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome) e a MERSCoV (Síndrome Respiratória do Oriente Médio – Middle East Respiratory Syndrome) até a detecção da nova variante, na China, na cidade de Whuan, denominada 2019- nCoV, até então não identificada em humanos. 
Outras informações: AQUI!

Informações: MEC - SESA



O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:


  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  • Evite aglomerações se estiver doente.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Não compartilhe objetos pessoais.

Postar um comentário

0 Comentários