Header Ads

Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado - ZEEC, acontece no dia 21 de Janeiro em Camocim.


          Janeiro, nova etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). Intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis; o processo é participativo
     Chegou a hora de iniciar o processo de Apresentação e Discussão do Prognóstico sobre o ZEEC. Os encontros vão acontecer nos dias 21, 22, 23 e 24 de janeiro, nos municípios de Camocim, Paracuru, Beberibe e Fortaleza, respectivamente. Os encontros são abertos ao público e contam com a participação de diversos segmentos sociais.

         O ZEEC é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), em parceria com a Superintendência do Meio Ambiente (Semace). Tem como principal objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão do território de todo o Litoral Cearense, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas.

          Essa etapa, intitulada de Prognóstico, envolve a construção de cenários tendenciais e desejáveis, das unidades de intervenção, no território da Zona Costeira Cearense. A ideia, segundo o secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, é que sejam construídos cenários, considerando o histórico dos dados levantados, e a situação das unidades homogêneas, de acordo com suas potencialidades e fragilidades, naturais e socioeconômicas.

       O ponto de partida, conforme o titular da SEMA, é a capacidade produtiva dos recursos ambientais e o processo histórico de uso e ocupação do território costeiro. Ele acrescenta que as unidades de intervenção são definidas e delimitadas em função da sua fragilidade, e/ou das condições de estabilidade / instabilidade do ambiente.

       “Por meio do Prognóstico será possível definir o que são áreas de preservação permanente (APPs), áreas frágeis ou áreas estáveis no litoral cearense. Classificadas essas áreas, o Prognóstico apresentará os cenários ambientais e ecodinâmicos nas unidades de intervenção. A ideia desse estudo é garantir o uso de forma mais sustentável do nosso solo litorâneo, garantir o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, além de uma boa convivência com a biodiversidade”, conclui Artur Bruno.

Metodologia
     Fátima Catunda, consultora de Participação Social e moderadora dos encontros do ZEEC, explica que os seminários participativos serão trabalhados por meio de grupos focais. Esses grupos serão organizados segundo a especificidade de experiência, uso e interação com o território costeiro litorâneo.
         A consultora ressalta que diversos setores da sociedade devem estar envolvidos no processo e cita membros do comércio, serviços, turismos, hotelaria e entretenimento; esportes náuticos e de vento; setores industriais, aeroportuário e de energia renovável, parques eólicos, setores do beneficiamento de pescado, atividades pesqueira de carcinicultura; extrativismo; comunidades Tradicionais, territórios culturais e étnicos, setores públicos estaduais, federais e municipais; conselhos das unidades e áreas de preservação de entidades de organização da sociedade civil e dos setores acadêmicos.

       “O formato ideal para trabalhar nessa etapa do Prognóstico do ZEEC é a formação de grupos focais”, disse Fátima Catunda. Segundo ela, o processo provoca o debate e a argumentação entre atores. “Além de permitir uma cenarização desejável, construída na dinâmica das percepções ambientais, fruto de diferenças de opiniões, vivências, e interesses”, completa. Confira abaixo, programação do ZEEC 2020!

Secretário do Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno.

Confira as palavras do Sec. do Meio Ambiente Artur Bruno:


__________________________________________________

PROGRAMAÇÃO

Camocim (Costa Extremo Oeste)
Dia: 21 de janeiro de 2020 (Terça-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: IFCE, Campus Camocim
Endereço: Rua Dr. Raimundo Cals, 2041, Cidade com Deus, Camocim.

Paracuru (Costa Oeste)
Data: 22 de janeiro de 2019 (Quarta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório IFCE Campus Paracuru
Endereço: CE 341, KM 1, Novo Paracuru, Paracuru.

Beberibe (Costa Leste)
Data: 23 de janeiro de 2019 (Quinta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Sindicato dos Servidores Municipais de Beberibe
Endereço: Rua D, 259, Loteamento Racine Facó, Beberibe.

Fortaleza e Região Metropolitana
Dia: 24 de janeiro de 2020 (Sexta-feira)
Horário: 8h30 às 13h
Local: Auditório da UNIFOR
Endereço: Avenida Washington Soares, 1321, Bairro Edson Queiroz, Fortaleza

Mais Informações:
Site: www.zeecceara.com.br

Redes Sociais: instagram: @zeecceara facebook: /zeecceara

Fonte: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.