O som dos sonhos: Na sala de sua casa senadorsaense desenvolve o ensino de música instrumental. Confira!


     A banda José Fábio Oliveira vem fazendo a diferença na vida de muitos em Senador Sá, promovendo o ensino de diversos instrumentos para crianças, jovens e adultos. O projeto que iniciou em 2017 beneficia cerca de vinte e quatro crianças e jovens que aprendem além da música, a desenvolver seu caráter e responsabilidade social.
      Nonato Oliveira, é o responsável pelo projeto. Sozinho ele ministra as aulas na sala de sua casa, num cómodo de aproximadamente  dois metros quadrados. É nesse espaço, que apesar de pequeno, é o suficiente para construir sonhos com muita garra e força de vontade.


     A banda hoje conta com dezesseis instrumentos de segunda mão que são usados para as aulas e as apresentações. Nas segundas, quartas e sexta entre 7:30 as 10:00 Nonato recebe os alunos veteranos e novatos e sozinho reveza-se ensinando e dando atenção a todos. Nos sábados, também pela manhã, acontece ensaio geral com  a banda. 
    O grupo vem se destacando no último ano, resultado esse que já e fruto do projeto "O som dos sonhos", que promove o ensino de música. Em outubro, a banda participou do Encontro de Bandas promovido na cidade de Uruoca/Ce, evento que já tem destaque na região e lá conquistou a todos:


Reveja:

Banda senadorsaense José Fábio Oliveira, participa da 5° Edição do Encontro de Bandas de Música de Uruoca.


     O projeto é sustentado com a taxa voluntária de dez reais mensais por aluno, com o pagamentos pelas apresentações e com doações da comunidade. Leidiane Silva, mãe de dois alunos (Augosto Filho e Kayanne Evely) participantes do projeto nos contou que "... tem auxiliado bastante na vida deles, melhorando muito o convívio social e em casa". 

    "Eu aprendo educação, ter responsabilidade com as coisas... Isso em ser responsável com o instrumento e com as aulas me ajuda a ser responsável em casa também" nos contou Augosto Filho, de 12 anos, que além do projeto de música é coroinha e também participa do grupo de dança Cia. Fênix, outro projeto social independente promovido em Senador Sá por Felipe Martins. 

________________________________________

WebTv Pitombeira
________________________________________

    
     Sentindo a necessidade de profissionalizar a nova geração e não deixar morrer a tradição cultural da banda instrumental Nonato nos contou que "O projeto surgiu a partir dessa necessidade, todos os anos tocavamos na festa da padroeira e depois acabava, e iniciamos independente de prefeitura. Não podemos deixar morre a cultura em nossa cidade. O projeto visa primeiramente estimular a cultura e dar um propósito as crianças dando uma atividade a elas e tirando do celular."

     Inspirado no Encontro de Bandas de Uruoca Nonato nos contou que já está buscando e se organizando para que em 2020 Senador Sá possa ter um evento voltado a Banda. O Encontro de Bandas de Senador Sá que irá promover a cultura, divulgar o projeto e reunir as bandas da região norte e difundir o ensino de música instrumental. 



    "Conheço a necessidade e a carência sociocultural que temos em Senador Sá. E ao ver pessoas como Nonato carregando sozinhos o fardo de não deixar morrer a cultura municipal deixa-me orgulho por existir seres assim. E é esses e outros como ele que nos fazem ter esperança por uma cidade melhor. Sou fã de HQs, e durante minha infância sonhava em conhecer heróis e foi aqui, nessa cidadezinha da região norte do estado do Ceará que consegui realizar esse sonho. Porque a partir do conceito de "Herói" nossa cidade tem alguns... que sem capa e sem poderes realizam atos heróicos e salvam vidas todos os dias. Obrigado!" Jackson Souza

   Quem desejar conhecer e ajudar o projeto, entre em contato com Notato Oliveira pelo Facebook

Não existe gasto com a cultura, tudo é investimento!

Reportagem e fotos de Jackson Souza


MAIS FOTOS: AQUI!


Postar um comentário

0 Comentários