Sessão Legislativa: Em 15ª sessão ordinária vereadores apresentam leis de orçamento para 2020 e emenda para alterar LOM. Confira!




     Num ambiente ameno. sem público e com a presença de todos os nove vereadores , deu início a décima quinta sessão ordinária do legislativo municipal de Senador Sá. Após a leitura de ata da sessão anterior pela 1ª secretária Maria do Carmo, que depois de analisada foi aprovada por todos e seguiu pera a leitura das pautas do dia: requerimento da vereadora Zilma solicitando raspagem nas estradas vicinais da localidade de São Sebastião, Fazenda Carnaúbas e Croatázeiras, requerimento solicitando instalação e manutenção na localidade do Córrego de São Francisco que encontra-se em parte no escuro, projeto de lei com alteração a Lei Orgamica Municipal -LOM: que muda a data de votação para a escolha da meda diretória do legislativo e o projeto de lei orçamentária para o ano de 2020.

    Após as falas na tribuna o presidente Castelo suspendeu a sessão para que a Comissão de Legislação e Justiça  analisar o projeto de emenda a LOM. Depois de quase vinte minutos deu-se retorno e a mesa informou o parecer favorável a pauta colocou-o em votação e em seguida pós o projeto em votação que foi aprovado por 6 votos a dois (Obs.: O presidente só vota em caso de empate). Em seguida o mesmo informou o dia da próxima sessão, 18 de outubro, e deu os trabalhos por encerrado.
     
Falas na Tribuna:
     Neto Andrade - Informou sobre o cadastramento do garantia safra que inicia no dia 9 desse mês (veja), ressaltou a importância do requerimento protocolado pela ver. Zilma e lamentou a situação, pediu a atenção por parte dos agentes de saúde na localidade de Picada que encontra-se sem visitas as famílias e finalizou convidando os parlamentares para o evento evangélico que acontecerá no dia 11 e 12 de outubro (Senador Sá em Cristo: Resgatando Vidas).
    Raul Neto - Informou sobre sua participação no dia 17 da reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú e as discussões ocorrida no momento, sua participação nos dias 18, 19 e 20 em evento do Fórum Cearense dos Comitês de bacias e reunião com a Agência Nacional das Águas - ANA, parabenizou o governo estadual pelos trabalhos e iniciativas, comentou sobre os fundos para saneamento básicos existentes a nível estadual e nacional e cobrou ações do município para colocar o Plano Municipal de Saneamento Básico em prática e correr atrás dos recursos para isso e comentou sobre a necessidade de lazer aos jovens pegando o guancho do evento realizado sobre o setembro amarelo (veja). (Confira na íntegra no vídeo).
      Zilma Araújo - Comentou sobre as problemáticas encontradas durante suas visitas nas comunidades como as solicitadas nos requerimentos do dia, informou sua participação na feira agroecológica (veja) e cobrou mais apoio aos agricultores por parte do poder público e aos colegas vereadores para disponibilizar apoio ao projeto, informou sobre a reunião com a comissão gestora do açude Tucunduba ocorrida nos últimos dias com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS (veja) e sobre a não soltura das águas e a reforma da parede do açude e reiterou que está buscando soluções com os órgãos competentes, 
      Maria do Carmo - Parabenizou a casa por está sendo ativa e sempre discutindo as problemáticas do município, comentou sobre a iluminação pública classificando-a como "crônico" e informou sobre visita no distrito de Salão onde identificou tal problema que foi repassado ao executivo afim de soluciona-lo, reiterou que está a disposição da população na busca das soluções, sobre as estradas informou que também detectou a problemática e solicitou manutenção, sobre a feira comentou que esteve na primeira e sempre está a disposição como também firmou o compromisso em buscar o apoio com o transporte aos agricultores afim de trazer seus produtos para a participação da feira.


Projetos de leis apresentados:
- Emenda a LOM N:01/2019 (Veja aqui) Aprovado em 1ª  - Votação: 6 a favor (Zilma, Daniela, M. do Carmo, Cesah Filho, Aurélio, Neto do Salão) e 2 contra (Raul Neto e Neto Andrade) e a 2ª acontecerá dia 18/10;
- Orçamento para 2020 (Votação na sessão do dia 18/10);

Requerimentos apresentados:
- 11/2019: Zilma Araújo (Veja aqui)
12/2019: Zilma Araújo (Veja aqui)


Lives (Ver. Raul Neto:




Postar um comentário

0 Comentários