Escola Cel. Apoliano destaca alunos do AEE no ENEM. Confira!




      A Escola E.M Coronel Apoliano, em Senador Sá, a cada ano tem mais destaques nos vestibulares da região e consequentemente um número crescente de alunos que tornam-se universitários.
        Neste início de ano um dos destaques foram os alunos do AEE (Atendimento Educacional EspecializadoMaria Tatiane de Oliveira da Silva e João Rafael Carlos Rosa que com esforços, dedicação e o trabalho promovido na escola pela professora especialista Lizoneuda Marques de Souza tiveram notas satisfatórias no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) promovido em 2018 tendo em vista suas deficiências. Vale lembrar que neste ano cerca de 112 mil pessoas zeraram a redação, apenas 55 alunos tiraram nota 1000 em mais de quatro milhões (4.122.423) de redações corrigidas.
        Rafael, natural do distrito do Salão, reside em Senador Sá e recebe o atendimento diário no AEE devido ao seu problema de baixa visão e conquistou as seguintes notas:
--- Linguagens, códigos e suas tecnologias: 410,5
--- Ciências Humanas e suas tecnologias: 432,8
--- Ciências da Naturera e suas tecnologias: 410,2
--- Matemática e suas tecnologias: 467,5
--- Redação: 120
         Tatiane, que mora na localidade do Riacho, vem diariamente a escola para receber o atendimento no AEE devido sua deficiência intelectual, mas mesmo com esse desafio não fica por baixo na dedicação aos estudos que somado ao trabalho pedagógico promovido na escola torna-se um exemplo, fato comprovado em sua avaliação que teve as seguintes notas:
--- Linguagens, códigos e suas tecnologias: 324,9
--- Ciências Humanas e suas tecnologias: 494,3
--- Ciências da Naturera e suas tecnologias: 376,3
--- Matemática e suas tecnologias: 384,0
--- Redação: 360
       O atendimento educacional especializado foi estabelecido pela Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, em 2008. pouco mais de dez anos depois, o serviço de apoio é reconhecido como uma conquista fundamental para a garantia do fornecimento de educação para todos. A Política assegurou a matrícula das pessoas com deficiência na escola comum e estabelece diretrizes para a criação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à inclusão escolar. Além disso, reformula o papel da educação especial, que passou a integrar com a proposta pedagógica nas escolas por meio do AEE e tanto a Tatiane quanto o Rafael são frutos desta conquista. 

Professora: Lizoneuda Marques
FanPage: Coronel Apoliano


SAIBA TAMBÉM:

O QUE É ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)?

     O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é o conjunto de atividades e recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente para atender exclusivamente alunos com algum tipo de necessidade especial, no contraturno escolar. Pode ser realizado em salas de recursos especiais na escola regular ou em instituições especializadas.
Qual é o Objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
     Complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o público-alvo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
I – Estudantes com deficiência: aqueles que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
II – Estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nesta definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação.
III – Estudantes com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam
um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento
humano, isoladas ou combinadas, como intelectual, liderança, psicomotora,
artes e criatividade.

Postar um comentário

0 Comentários