Opinião - Brasil tem 39 ministérios, uma diminuição é necessária!!



Ajudar aos que nunca preocuparam-se com as secretarias municipais criadas e sem nenhuma ação na prática servindo apenas para pagar favores a aliados políticos de campanha, fato esse que é a realidade nossa em Senador Sá e certamente de muitas ou até a maioria dos municípios brasileiros e agora buscam ser cientistas políticos sobre os ministérios e política nacional.
O Brasil no momento tem 39 ministérios (lista abaixo) usados em sua maioria, pelos últimos governos, para agraciar partidos políticos com o "poder" respectivo a cada pasta e semelhante o que ocorre nos municípios. O próximo governo afirmou durante toda sua campanha e reitera após eleito que a redução dos ministérios como também a não e velha indicação simplesmente politiqueira e partidária seja extinta e sim dando valor a experiência e conhecimento técnico na área a quem for chefiar cada pasta, ponto de vista esse que concordo.



Assim até dezembro está ocorrendo o governo de transição onde muitas regras mudam para o governo atual e é o tempo para o governo futuro preparar sua estratégia inicial como equipe por exemplo dentre os diversos pontos que precisam se adequar aos mesmos (pesquisem).
Com base a crise vivida e ainda em processo de superação onde o déficit público ainda é alto, é necessário cortes de gastos públicos e mais necessário o exemplo nesses cortes não só por parte do poder executivo, mas em todos os setores públicos tendo em vista inúmeros pontos. Além de que um fusão de um ministério com outro não significa que um dos deixará de existir ou que o governo não preocupa-se com o tema. Deve-se ter alguma base e compreensão para discutir o assunto.
Portando é necessário muita discussão sobre o tema, mas para isso antes um estudo e análise não só histórica, mas principalmente do contexto atual e com a perspectiva futurística.
Conheça a lista de ministérios e pense também nas ações das secretárias municipais para que possa ter um conhecimento prático de menor porte.

Lista de ministérios atualmente:

Advocacia-Geral da União
Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Banco Central
Casa Civil
Cidades
Ciência e Tecnologia
Comunicações
Controladoria-Geral da União
Cultura
Defesa
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Desenvolvimento Agrário
Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Educação
Esporte
Fazenda
Gabinete de Segurança Institucional
Integração Nacional
Justiça
Meio Ambiente
Minas e Energia
Pesca e Aquicultura
Planejamento, Orçamento e Gestão
Previdência Social
Relações Exteriores
Saúde
Secretaria da Micro e Pequena Empresa
Secretaria de Assuntos Estratégicos
Secretaria de Aviação Civil
Secretaria de Comunicação Social
Secretaria de Direitos Humanos
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Secretaria de Políticas para as Mulheres
Secretaria dos Portos
Secretaria de Relações Institucionais
Secretaria-Geral da Presidência
Trabalho e Emprego
Transportes
Turismo

Nenhum comentário:

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.