Ver. Raul Neto e STTR Senador Sá participaram em caravana na XXII Feira de produtos e de serviços agropecuários - PEC Nordeste. Confira!!





     De 05 a 07 de Julho acontece o XXII - Seminário Nordestino de Pecuária no Centro de Eventos do Ceará - Fortaleza /CE, e no sábado (07) tem palestra com nosso administrador Bruno Lyra, falando sobre as alternativas de volumosos para alimentação de equinos. O sindicato dos trabalhadores rurais de Senador Sá organizou uma caravana para que o município pudesse participar do evento e o parlamentar Raul Neto esteve como membro da mesma, confira abaixo as palavras de Raul:





     
   
 "O Seminário Nordestino de Pecuária -Pecnordeste ocorrido no sábado , 7 de julho , no Centro de Eventos do Ceará , foi bastante positivo não somente de participação de produtores, através de caravanas , como de público cerca de 30 mil visitantes e 100 eventos realizados entre palestras, oficinas, seminários, feiras , segundo os organizadores, que promovem o evento há 22 anos juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR- CE, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil-CNA e o SEBRAE-CE. Foi um evento rico em informações e de novas tecnologias para o campo, inclusive foi realizado showroom de tecnologias agropecuárias e premiamos as três melhores, escolhidas pelo público e pela comissão técnico-científica do evento.
     A finalidade maior do evento foi a transmissão do conhecimento, a integração das cadeias produtivas da pecuária, onde foram apresentadas 81 palestras técnicas nas áreas de avicultura, aquicultura e pesca, apicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, Suinocultura, e ainda, sobre artesanato e turismo rural, com 9 auditórios funcionando ininterruptamente. Foram realizados ainda quatro(4) seminários: o III Seminário da Palma Forrageira, o Seminário Sebrae Inovação Digital no Campo , o Seminário Turismo Rural e de Contabilidade Rural, este último contou inclusive, com a presença do Superintendente da Receita Federal no Ceará, representações do Conselho Regional de Contabilidade-CRC , do Ministério Publico e do INSS, com importantes informações sobre o e-Social no campo. O Seminário sobre a palma forrageira trouxe também novas e importantes informações, pela EMBRAPA Semiárido, que demonstrou a viabilidade do uso da água salobra de poços, no plantio da palma, sendo uma importante alternativa para o Semiárido.
Por outro lado, o Seminário do SEBRAE sobre inovação digital no campo apresentou várias inovações tecnológicas, como aplicativos para apoio à produção de camarão e peixes e para comercialização de mel, como promover agregação de valor ao produto através da embalagem e do certificado digital. No estande do SEBRAE, diversos produtores de mel , cajuína e alimentos orgânicos expuseram seus produtos, inclusive promovendo a comercialização.
     Destaco ainda, as 25 oficinas de Capacitações ofertadas gratuitamente aos produtores durante os 3 dias do evento pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE, braço educativo da Federação da Agricultura, em quatro espaços diferenciados na Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, na Vitrine do Senar, na Exposição de Animais -EXPOPEC e na Sala do Artesanato. As oficinas de gastronomia do SENAR, mostraram na prática como utilizar a palma forrageira na alimentação humana, delícias de caju, pães e biscoitos artesanais, que podem formar futuras empreendedoras rurais como tem acontecido nos últimos anos.
     A abertura do PECNORDESTE, deu-se com a implantação de um programa de segurança alimentar animal aliado ao seguro seca, visando dar mais segurança ao produtor nos períodos de estiagem. Destacamos o trabalho de pesquisa com forrageiras para o semiárido que a Embrapa está fazendo a pedido da CNA, o principal objetivo é orientar o pecuarista sobre quais forrageiras utilizar, inclusive foi oferecido dentro do PECNORDESTE oficinas sobre como fazer uma orçamentação forrageira de acordo com a quantidade do rebanho e a Embrapa Caprinos e o instituto CNA, colocaram 10 técnicos de vários estados do Nordeste à disposição dos produtores ensinando a fazer o orçamento.
     A Comissão Nacional de Desenvolvimento do Nordeste da CNA, aproveitou para discutir diversos assuntos de interesse dos produtores do Nordeste, como a adesão ao CAR, a elaboração dos Programas de Regulamentação Ambiental-PRA, os projetos que estão em pauta no Congresso Nacional. Na ocasião, foi feita ainda, uma avaliação do projeto Forrageiras para o Semiárido.
      Este ano, nove estados do Nordeste marcaram presença no evento como também representações de classe , destacando-se o Ceará, com todos os 49 presidentes de sindicatos e 4.500 produtores organizados em caravanas segundo organizadores, destaco aqui o Strs de Senador Sá na pessoa do presidente Francisco Ideubrando e toda sua diretoria pela mobilização, empenho, compromisso e dedicação com todos os nossos agricultores, produtores rurais, etc." Vereador Raul Neto











Fotos: Ver. Raul Neto via Fanpage

Nenhum comentário:

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.