Header Ads

Vereadores, será que eles sabem para que servem? Alguns não, mas a gente ajuda!


    Senador Sá, tal qual muitas outras cidades pequenas o papel do vereador é distorcido e até mesmo desconhecido por parte da população e até por alguns vereadores eleitos não pela competência, mas pelo poder político, influência eleitoreira, politicagem e até compra de votos. Em nosso município, temos nove legisladores desses alguns não exercem suas funções de  ELABORADOR DE LEIS, JULGADOR nem muito menos FISCALIZADOR do poder executivo. E certamente, tal ignorância deva ser consequência da falta de competência para cumprir tais funções, pela falta de respeito com a população e principalmente com os que elegeram para tal cargo.
     Lembrando que a presença do vereador nas sessões e participando de ações na comunidade, é de extrema importância para que o mesmo tenha competência para exercer suas funções com base e conhecimento dos problemas enfrentados pela sociedade da qual é representante, vereador faltoso além de incompetente é irresponsável!
      Fiscalize o trabalho de seus vereadores, e vejam se esses estão os representando adequadamente e cobre trabalho, eles não são pagos para ficar coçando a virilha! E os senhores vereadores, cumpram com sua obrigações, puxar o saco da prefeita não faz parte delas, seja um legislador com o mínimo de decência, ou peça para sair!

     O blog para ajuda-los a conhecer suas obrigações e deveres irá expor abaixo, confiram:


        O Vereador é a pessoa eleita pelo povo para cuidar do bem e dos negócios do povo em relação à administração pública, ditando as leis necessárias para esse objetivo, sem, contudo, ter nenhum poder de execução administrativa. Portanto, não pode prometer, já que não tem poderes para cumprir e/ou realizar obras, resolver problemas da saúde, da educação, do esporte, da cultura, do lazer, do asfalto, do meio ambiente, do trânsito, dos loteamentos e casas populares, etc. Sua atribuição é auxiliar a administração nesses objetivos, por meio de Indicações e/ou Requerimentos.
Os Vereadores têm quatro funções principais:

  1. Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis, buscando organizar a vida da comunidade.
  2. Função Fiscalizadora: o Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
  3. Função de Assessoramento ao Executivo: esta função é aplicada às atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
  4. Função Julgadora: a Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.



Fonte:
Tribunal Regional Eleitoral
Portal Brasil
Brasil Escola

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.