Header Ads

Municipal: Poder Legislativo de Senador Sá, existe?

   Apesar da calmaria e da aparente inexistência do poder legislativo senadorsaense, ele existe! Não é uma lenda urbana...
    Entretanto mesmo existindo ainda continua com o status de "inexistente", isso devido a pouca atuação popular e política no município. Mas tomemos também a hculpa para nós, eleitores, que elegemos pessoas incapazes de cumprir com a função a qual foram eleitas.
      Hoje, Senador Sá conta com nove vereadores onde atualmente sete compõe a situação (Villane, Maria DoCarmo, Cristina, Robson, Ant. Perreira, Olivalda, Regina), um que não posiciona-se mas tende a onde comvém (Zé Maria) e um oposicionista (Raul Neto).
  
   A maioria sequer sabe o que deve fazer um vereador e por isso não importa-se em cobrar uma atuação ativa de suas obrigações:
Funções do Vereador:
      Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo, no caso o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Entre essas leis está a lei orçamentária anual, que define onde deverão ser aplicados os recursos provenientes dos impostos pagos pelos munícipes. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.
    Viram a importância da figura legislativa em nosso sistema político! Também explica o motivo do executivo querer ter a maioria do seu lado a "qualquer custo" - para fazer o que quiser sem ninguém para cobrar ou apontar o que deve ser feito!
    Porém, em Senador Sá, o vereador não faz nem a metade da metade do que deveria, Fato! Nossa lei orgâmica esta atrasada e defasada e desatualizada, o executivo não aplica o fundo (verba) corretamente, o legislativo não discute os problemas municipais, a maioria reside fora do município, não elaboram novas leis, entram mudo e saem calados apenas concordando com o que vem do executivo sem discutir ou questionar! Colocando a frente o interesse político partidário e deixando e esquecendo o interesse popular.
    Lembrando que as sessões legislativas ocorrem de quinze em quinze dias, sempre as segundas as 09:00 horas da manhã e a população não participa das mesmas. A atuação popular é tão pobre quanto a atuação dos vereadores eleitos... uma é a consequência da outra!
Cobre, opine e participe das escolhas políticas de seu município!
Vereadores de Senador Sá: 


Classificação dos vereadores por votos obtidos. 


Fonte:
Blog Eleições 2012
 

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.