Header Ads

Blog alerta: Açude que abastece Senador e Uruoca poderá suporta somente até dezembro.



SECA | AÇUDE ANGICO QUE ABASTECE URUOCA E SENADOR SÁ PODERÁ AGUENTAR SOMENTE ATÉ DEZEMBRO 

 

Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceara (COGERH), existe a possibilidade real do AÇUDE ANGICO, que abastece Senador Sá, Uruoca e mais 3 Municípios, aguentar somente até dezembro deste ano, dado como prazo máximo dia 31 do citado mês.

Segundo a COGERH, nesse período o açude deverá ter chegado ao seu volume morto, ou seja, a 3,7% de sua capacidade, com isso não será mais possível a liberação da água pela comporta que pereniza o rio Jordão, onde se localiza o ponto de coleta que capta a água e envia para a estação de tratamento em Uruoca.
Se as chuvas não iniciarem até o início de janeiro, os cinco municípios entrarão em colapso total.
SOLUÇÃO.
O Governo do Estado, através do citado órgão estuda, a possibilidade, caso se concretize o acima exposto, de construir uma adutora emergencial superficial, para suprir a necessidade de Senador Sá e Uruoca, que deverá captar água no açude tucunduba, em Serrota/Senador Sá e levá-la até a estação de tratamento em Uruoca, onde lá será distribuída aos dois municípios.

PRA QUEM NÃO SABE:
O açude TUCUNDUBA, de acordo com a Funceme é o segundo com melhor nível dos 9 que compõe a bacia do Coreaú, com 36,42% de sua capacidade total, prendendo apenas para o açude ITAÚNA em Granja, que está com 37,63%, para se ter ideia de dimensão do problema, bastar saber que o AÇUDE ANGICO que abastece, Senador Sá, Uruoca, Moraújo, Coreaú e Frecheirinha está com apenas 19,08% de sua capacidade.
Então com base nisso a solução é racionar agua, isso mesmo, racionar. Economizar. Poupar mais ainda.
Obs.: O assunto acima já foi tema de debate em reunião promovida pelo Comitê hidrográfico da Bacia do Coreaú, em Moraújo no início do mês passado.

Fonte: Retirada do blog SSá Informes

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.