Header Ads

CAGECE irá efetuar aumento de 7,5% na conta de água. E nós de Senador Sá dizemos "Se pelo menos tivessemos água nas torneiras!".



Reajuste é de 7,5% para o Interior

O reajuste médio de 7,5% começa a valer quando a Cagece publicar oficialmente a definição da Arce

O reajuste médio de água e esgoto para 148 municípios do Interior sob a responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) será de 7,5%. O índice foi definido ontem, em reunião do Conselho Diretor da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arce).

A alta entra em vigor 30 dias após a Cagece publicar oficialmente a decisão, conforme determina a lei federal do Saneamento Básico (11.445/2007). A distribuição do reajuste pelas faixas de clientes é de responsabilidade da própria Cagece.

“A partir de uma nota técnica, realizamos uma audiência pública, recebemos contribuições e fizemos um parecer que foi aprovado pelo Conselho Diretor”, explicou o coordenador Econômico-Tarifário da Arce, Mário Augusto. Ele detalha que o reajuste é feito com base na Resolução 164 da Arce.

Próxima semana
O percentual de reajuste para Fortaleza ficou para a próxima semana. Um dos critérios que são levados em consideração na definição na Capital é exatamente o reajuste dado pela agência reguladora estadual.
A nota técnica do índice aprovado pela Arce já chegou à Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Público de Saneamento Ambiental (Acfor), que define em Fortaleza.

“A Acfor deve na próxima semana deliberar sobre o pleito da Companhia de Água e Esgoto do Ceará ao longo da próxima semana”, respontou a agência ao O POVO em nota. Em geral, o reajuste em Fortaleza é o mesmo ou bem próximo ao que ocorreu ao restante do Estado.

A Acfor é quem regula, fiscaliza e controla os serviços públicos concedidos, permitidos ou terceirizados de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Atualmente, o sistema de água da Cagece atende a 2.515.795 pessoas na Capital, por meio de 787.988 ligações prediais. O sistema de esgotamento beneficia 1.397.135 moradores.

Anos anteriores
Em 2013, o reajuste foi de 8,51% para todo o Estado, exceto Fortaleza, de forma linear para todas as categorias e faixas de consumo. Foi autorizado com base no Reposicionamento Tarifário Provisório.
O restante dos 35 municípios que não sofrem interferência do reajuste da Cagece têm sistema de água e esgoto independentes, geridos pelo próprio município.

NÚMEROS

148
municípios do Interior são atendidos pela Cagece
30
dias após a publicação do reajuste, ele entra em vigor
SERVIÇO

Conheça a estrutura tarifária da Cagece
Site: http://bit.ly/1m3GgVhAtendimento virtual: http://bit.ly/1lJgR1D

Fonte: O povo Online 

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.