Uma Senador Sá histórica...


        Em região de aspecto sertanejo, com características a este peculiares, surgiu o povoado inicialmente denominado Pitombeiras. Era distrito de Massapê, criado com essa denominação, pela lei nº 1858, e subordinado ao município de Massapê a ele anexado pela lei nº 1.858, ambas de 9 de setembro de 1921.
         O decreto-lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938 mudou de pitombeiras para o nome de Senador Sá, que era na época o nome da estação da Estrada de Ferro de Sobral, que alí tinha instalada. O nome dado à estação e posteriormente ao município foi uma homenagem ao Senador Francisco Sá, nascido em Minas Gerais, mas de grande influência na política do Ceará, estado que representou no Senado Federal.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
         Senador Sá, é Elevado à categoria de município, pela lei estadual nº 3762, de 23 de agosto de 1957, e desmembrado de Massapê. Constituído de 2 distritos: Salão e Serrota, ambos desmembrados com áreas do ‘distrito sede Senador Sá’. Instalado em 25 de Setembro de 1959.
         Em divisão territorial datada de 01 de Julho de 1960 e atual em vigor o município é constituído de 3 distritos: Senador Sá, Salão e Serrota.

Com informações do IBGE.
Fonte: Senador Sá Informes






Postar um comentário

0 Comentários