Header Ads

Justiça Eleitoral do Ceará comemora 80 anos

H.
  
O Tribunal Regional Eleitoral realiza nesta quinta-feira, 2 de agosto, às 18 horas, sessão solene para comemorar os 80 anos da Justiça Eleitoral no Ceará. Preside a cerimônia o desembargador Ademar Mendes Bezerra, presidente do TRE-CE, na presença de todos os juízes do Pleno e do diretor regional adjunto dos Correios, José William Porto Maciel. Na ocasião, serão lançados o selo e o carimbo em homenagem aos 80 anos do TRE-CE.
A história da Justiça Eleitoral no Ceará também reflete o que foi a história do país no século XX, com a luta dos diversos segmentos da sociedade civil para alavancar a democracia, interrompida em alguns momentos por regimes autoritários.
Em 24 de fevereiro de 1932, Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 21.076, instituindo o Código Eleitoral e a Justiça Eleitoral. Após alguns meses, no dia 2 de agosto do mesmo ano, era instalado o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sessão presidida pelo Desembargador Faustino de Albuquerque e Sousa.
Com o advento do Estado Novo, a Justiça Eleitoral foi extinta, e, em 16 de novembro de 1937, o TRE-CE realizava sua última sessão. Oito anos depois, em 1945, era restabelecida a Justiça Eleitoral, e, no dia 9 de junho do mesmo ano, acontecia, também sob a Presidência do Des. Faustino de Albuquerque e Sousa, a sessão de reinstalação do TRE-CE.
O lançamento do selo e do carimbo assinala, de forma simbólica, os oitenta anos de instituição do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, celebrados no dia 2 de agosto de 2012. Mais do que isso, nos faz refletir sobre a importância do aperfeiçoamento da nossa democracia, ainda imatura, que depende primordialmente do fortalecimento das nossas instituições, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, que devem priorizar a melhoria da escolaridade do nosso povo, aumentando o seu grau de consciência e de responsabilidade do voto, e do aprimoramento da legislação eleitoral

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.