Header Ads

Bolsa estiagem para Senador Sá


LIBERADO PAGAMENTO DOS PROGRAMAS DE COMBATE A ESTIAGEM


No Estado do Ceará foi iniciado no dia 18 de julho de 2012 o pagamento do Programa Bolsa Estiagem e da parcela extra do Garantia Safra pelo governo do Estado em 176 municípios.
No município de Senador Sá, estão sendo pagos os dois benefícios, que ao beneficiarão aproximadamente 672 famílias. O montante em dinheiro que circulará no município nos próximos meses chega a 404.505,00, quase meio milhão de reais.
Para Informações acerca do Bolsa Estiagem e do Garantia Safra CONTINUE LENDO:
BOLSA ESTIAGEM

RESOLUÇÃO nº 7, DE 12 DE JULHO DE 2012
critérios para a família ser elegível a esse benefício
A família tem que preencher os seguintes requisitos:
I. Residir em município em situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Poder Executivo Federal entre janeiro e outubro de 2012;
II. Ser agricultor familiar com Declaração de Aptidão ao PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) – DAP ativa.
III. Possuir renda mensal média de até 2 (dois) salários mínimos;
IV. Estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
V. Não ter aderido ao Garantia Safra 2011/2012.
Tais critérios serão objeto de confirmação quando da publicação da Resolução prevista na Lei Nº 10.954, de 29 de setembro de 2004, pelo Comitê Interministerial a ser constituída por ato do Ministério da Integração.

1. Como receber o Auxílio?
Preenchendo todos os 5 requisitos, o agricultor estará apto a receber o auxílio através do seu cartão de benefício do Governo Federal.  Para aqueles que não recebem nenhum auxílio, a Caixa Econômica Federal irá enviar para a residência do cadastrado o Cartão do Cidadão. Caso não tenha recebido, deve entrar em contato com a agência mais próxima.

Para os agricultores assinalados na listagem na coluna “Possui Bolsa Família” com “NÃO” indica pendência no CadÚnico, devendo o município auxiliar o agricultor(a) visando resolver junto a Secretaria Municipal de Ação Social junto ao Cadastro Único.

2. Valor do Auxílio
O pagamento do Auxílio será de R$ 400,00 (quatrocentos reais) a ser pago em 5 parcelas mensais de R$ 80,00 (oitenta reais) a partir do dia 18/07/2012, conforme o calendário do Bolsa Família.

3. Do Controle Social
O controle social do Auxilio Emergencial Financeiro (Bolsa Estiagem) ficara a cargo do CMDS e da articulação dos parceiros municípios. Conforme previsto no  Artigo 3° da Resolução n°  7 de 12 de Julho de 2012 do Ministério da Integração.
Art. 3° No âmbito municipal, caberá ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável - CMDRS ou equivalente, em articulação com a entidade representativa dos agricultores familiares, e com o apoio da prefeitura municipal, a responsabilidade pelo controle social do Auxílio Emergencial Financeiro”.
Caso verifique que pessoas que não atendam aos critérios do Auxilio Emergencial Financeiro (Bolsa Estiagem), estejam na relação de agricultores para receber o auxilio, o CMDS deverá realizar reunião e listando em ata os casos indevidos (*) com: Nome, CPF e o motivo para bloqueio do auxilio, com posterior envio a DFDA-CE.

  

4. Se o nome do beneficiário não estiver na lista?
Caso cumpra os 5 requisitos, possua algum cartão de benefício do Governo Federal, e seu nome não constar na folha de pagamento junto à Caixa Econômica Federal, o cidadão deve verificar e atualizar seu cadastro no Cad Único junto à Secretaria responsável pela Ação Social no município e/ou verificar a situação da sua Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP junto à Secretaria de agricultura, Associação de Agricultores ou EMATERCE no município . Se não houver problema nos cadastros, o município deverá organizar uma lista (com nome completo, CPF e NIS) das pessoas que estejam com esse problema e enviá-la para o e-mail estiagem@mda.gov.br  com cópia para dfda-ce@mda.gov.br  solicitando que seja verificada a questão.

As famílias beneficiadas pelo Bolsa Estiagem serão inscritas no Programa Garantia Safra 2012/2013, desde que atendidos os requisitos previstos na Lei no 10.420, de abril de 2002 e demais atos normativos relativos ao Programa (critérios de participação do agricultor e número da cota municipal e Censo IBGE) .

GARANTIA SAFRA

INFORMAMOS QUE JÁ ESTA SENDO DISPONIBILIZADO NO SITE DA SDA A RELAÇÃO NOMINAL DOS BENEFICIÁRIOS DA PARCELA EXTRA POR MUNICIPIO.
ESTAMOS ENVIANDO ARQUIVO COM PASSO A PASSO PARA TER ACESSO A REFERIDA RELAÇÃO. 
1 - ACESSAR O SITE DA SDA www.sda.ce.gov.br 
2 - CLICAR EM SERVIÇOS 
3 - CLICAR EM DOWNLOADS 
4 - CLICAR EM ANO DE PUBLICAÇÃO 2012 
5 - CLICAR EM PARCELA EXTRA DO GARANTIA SAFRA 
6 - CLICAR NO NOME DO MUNICIPIO DESEJADO E FAZER DOWNLOADS. 
 
OBS: POSSIVELMENTE ATÉ O FINAL DA TARDE TODOS OS MUNICIPIOS 
ESTARÃO DISPONIBILIZADOS NA PÁGINA DA SDA. 
 
Há casos em que agricultores que efetuaram o pagamento do boleto e não estão
na lista de agricultores para o recebimento do beneficio.

 Neste sentido os parceiros do Garantia Safra (Secretaria de Agricultura, EMATERCE e Sindicato dos Trabalhadores Rurais) visando mapear estes agricultores e enviar somente após o último dia de pagamento pelo NIS, (que será no dia 31 de julho de 2012) a relação nominal dos referidos agricultores e os seguintes documentos:
1. Copia de pagamento do boleto de adesão ao Garantia Safra;
2. Cópia RG;
3. Cópia CPF; e
4. Cópia de Comprovante de endereço.
 NOS CASO EM QUE O 1º TITULAR FALECEU:
Enviar também a mesma documentação acima do 2º titular e cópia do atestado de óbito. 

Fonte: STTR Senador Sá 

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.