Header Ads

Onde está nosso governador Cid Gomes? Será que fez greve?

Ausência de Cid Gomes frustra deputados

Clique para Ampliar
JOSÉ LEOMAR
Secretário Eduardo Diogo faz a entrega do documento ao deputado Roberto Cláudio
Pela primeira vez ao longo dos cinco anos de mandato, o governador deixa de ir à Assembleia ler a sua mensagem


O secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Eduardo Diogo, foi quem entregou a mensagem do Governo à Assembleia Legislativa, ontem, representando o governador Cid Gomes (PSB). Foi a primeira vez, no curso de cinco anos de mandato, que o governador deixa de ir ao Legislativo, na abertura anual dos trabalhos da Assembleia Legislativa.

Constitucionalmente, o governador deve apresentar, no início das atividades legislativas, a cada ano, a mensagem de prestação de contas das atividades do Poder Executivo relacionadas ao ano anterior e anunciar as perspectivas para o ano corrente. É um documento diferente da prestação de contas de toda as receitas e despesas do Executivo, o que é feito posteriormente e precisa ser julgada pelos deputados estaduais após o exame técnico do Tribunal de Contas.

Diferente do que acontece quando é o governador quem leva a mensagem à Assembleia, o secretário só entrega o documento ao presidente do Poder Legislativo e este ordena que o secretário da Mesa Diretora da Casa faça a sua leitura para conhecimento dos demais parlamentares. Quando é o governador quem leva o documento ele mesmo faz a sua leitura.

Benefícios

Em entrevista à imprensa, o secretário destacou algumas realizações da administração de Cid Gomes no ano passado, como o crescimento do Programa E-Jovem, que de acordo com ele, beneficiou 6.292 alunos do terceiro ano com bolsas de estágio.

O secretário também citou um recorde na área da saúde. Conforme Eduardo Diogo, pela primeira vez o Ceará ultrapassou a marca de mil transplantes de órgão. De acordo com ele, no ano passado, foram 1.292 pessoas beneficiadas.

Questionado sobre a mensagem que irá tratar de benefícios para a categoria dos Policiais Militares, compromisso firmado após a greve da categoria no início do ano, o secretário informou que a mensagem deverá ser encaminhada até a próxima semana. Hoje haverá uma reunião para discutir promoções, auxílio alimentação, dentre outros pontos, segundo Eduardo Diogo.

O secretário disse que há uma preocupação do Governo com a aumento da folha de pessoal do Estado. Eduardo Diogo afirma que atualmente, o Estado comemora um limite confortável de 48% da sua Receita Corrente Líquida (RCL) em relação à folha de pagamento dos servidores. Ele ressalta que a meta é não extrapolar os 50%, embora admita que o Ceará esteja longe de alcançar o limite fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que é de 60%.

A mensagem de prestação de contas apresentou as principais realizações do Governo em todas as áreas que administra. Na área da saúde, item bastante cobrado pelos deputados da tribuna da Assembleia, o Governo destacou os números do primeiro ano de funcionamento do Hospital Regional do Cariri (HCR), com 28.954 pacientes atendidos na emergência.

Detalhes

Na área da segurança, setor criticado pela oposição, a mensagem cita os investimentos na área de recursos humanos que melhoraram a qualidade do policial, destacando a criação da Academia de Segurança Pública.

Já na área da educação é apontado avanços no Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), as 79 escolas de educação profissional que beneficiaram 24.938 alunos em 60 municípios e o resultado do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário

Atenção!
Ao comentar, escolha as palavras corretas para que seu comentário atinja seu objetivo, expor sua opinião sobre determinado assunto.
Os comentários passaram por moderação da redação e serão publicados, independente do seu conteúdo, caso o comentarista tenha uma identificação válida!
Obrigado por comentar!

Tecnologia do Blogger.