On

             Secretária de Saúde de Uruoca diz ser "inverdade" as denúncias feita pelo blogueiro Orlando onde o mesmo mostra em trés materias diversas fotos do lixo sendo jogado em local indevido, cinismo por parte da secretaria de saúde ou mentira do blogueiro, para nós simples mopradores destas cidades pequena "Senador Sá, Uruoca, dentre outras" sabemos o cinismo, cara-de-pau, desrespeito, corrupção, falsidade, irregularidades, dentre outras coisas ainda piores que são feitas por parte dos admisnistradores em sua maioria, os quais aproveitam-se dos humildes cidadões das mesmas e da pouca fiscalização existente e sem falar no conformismo por parte da maioria destes cidadões. Aguardemos mais esclarecimentos deste fato...
(H.Jackson/ Direto ao assunto)
 
Suposto descarte de lixo hospitalar gera polêmica em Uruoca
        Um suposto despejo de resquícios de lixo hospitalar na cidade de Uruoca, município localizado na região Norte do Ceará, distante 293 Km de Fortaleza, está gerando polêmica na localidade. De acordo com o leitor Orlando Lima, que enviou as fotos ao Diário do Nordeste Online, o lixo estava exposto bem próximo da Praça Central do município e também no aterro sanitário comum a céu aberto.

       "O lixo estava perto da praça mais movimentada da cidade, que fica bem no centro. Eles colocam o lixo na calçada do hospital e o caminhão de lixo vem pegar para jogar no aterro sanitário, sem nenhum tratamento", diz Orlando.

        Segundo Orlando, essas fotografias foram batidas na quarta-feira (25). Ainda de acordo com Orlando, o lixo hospitalar no aterro sanitário possui seringas, agulhas e outros materiais que podem apresentar risco de infecção.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem regras específicas para o descarte de resíduos hospitalares.
Prefeitura desmente acusação
          A secretária de Saúde do município, Adriana do Vale, afirmou em entrevista ao Diário do Nordeste Online, que o autor das denúncias trata-se do seu próprio irmão. De acordo com ela, Orlando está divulgado as imagens após uma desavença com a Prefeitura de Uruoca, da qual ele era funcionário. "É inverdade. Ele teve uma desavença com a Prefeitura porque quis dobrar o salário e não foi atendido. Ele não se conforma de eu não sair da gestão.", disse.
Adriana afirma ainda que o lixo faz parte de um projeto realizado pela Prefeitura em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc). De acordo com ela, um caminhão odontológico responsável por atender a população é disponibilizado de segunda a quinta-feira, na Praça Central do município. "A carreta faz o atendimento no meio da cidade, na Avenida Valdemar Rocha, na Praça de Eventos. Como o lixo não pode ficar dentro da carreta, fica em um tambor a menos de um metro da carreta. A coleta pega esse lixo diariamente na praça, em menos de 12 hoas e leva para a Casa do Resíduo Sólido, que fica no Hospital de Uruoca", disse.
De acordo com a secretária, as fotos foram manipuladas pelo irmão. "Ele fez uma montagem. Ele tirou o lixo do saco e fez de uma forma que parecia que a gente estava despejando. Não tenho como provar a verdade porque nunca imaginei que ele fosse fazer uma coisa dessas", completou.